Skip to content
Você sabe o que é? Seguro Proteção Aluguel

Na matéria de hoje, falaremos sobre o Seguro Proteção Aluguel. Você sabe o que é e para que ele serve? Fique tranquilo (a), pois, caso não saiba ou tenha algumas dúvidas, pretendemos esclarecer agora! Continue lendo o post, a seguir, e confira nossas informações.

Sendo um seguro de vida, tem o nome técnico de Morte e Invalidez Permanente (MIP), com perda de renda (ou seja, desemprego ou incapacidade física temporária). Dessa forma, estão enquadradas nessa proteção todas as pessoas que estejam nas seguintes situações:

  • Desempregadas, tendo algum vínculo empregatício;
  • Quando um autônomo (independente do ramo profissional) sofre algum acidente ou qualquer eventualidade que o impeça de exercer suas atividades, ficando sem renda (incapacidade física temporária – IFT).

Entre os principais benefícios desse seguro está a garantia, para o proprietário do imóvel, de que não perderá a renda proveniente daquele aluguel, o que comprometeria todo o seu orçamento mensal. Já que, mesmo que ele vá receber esse valor (por meio do fiador ou outro similar), esse processo demorará, podendo, inclusive, ser custoso para ele.

O locatário, por sua vez, usufruindo desse seguro, não sofrerá o constrangimento de uma possível ação de despejo. Além disso, terá um tempo para se reestruturar e posicionar. Além disso, diferentemente do Seguro Fiança, nesse caso, ele não precisará repor esse dinheiro – tendo até um ano de aluguel e condomínio pagos pela seguradora, dependendo do caso.

Outra vantagem é que esse seguro, cujo pagamento é mensal, pode ser oferecido, pela imobiliária, em qualquer momento do aluguel, mesmo que o locatário já tenha assinado o contrato locatício e já esteja usufruindo do imóvel em questão. Ou seja, ele (seguro) pode ser adquirido tanto no início da locação, como no curso dela.

Do ponto de vista das imobiliárias e administradoras, contar com o Seguro Proteção Aluguel faz com o risco da inadimplência diminua, o que é bom para todos, uma vez que, quando o inquilino deixa de pagar uma locação, todos se prejudicam. Além disso, também pela questão de evitar a inadimplência, a empresa poderia aceitar inquilinos que antes estava na dúvida.

Todas essas vantagens são muito importantes, principalmente no atual cenário em que vivemos. Persistindo com a economia em baixa, mesmo com muitos esforços de diversos setores, muitos brasileiros estão com suas arrecadações reduzidas e, por isso, enfrentam situações chatas tanto de não conseguir arcar com suas despesas, como, no outro lado da moeda, de não receber por seus rendimentos.

Então, já estão mais do que provadas a importância e todas as facilidades desse modelo de seguro, não é verdade?! Esperamos que tenha gostado do post de hoje e que tenhamos te ajudado a sanar suas dúvidas sobre a questão, evidenciando sua relevância.

Fale com a gente!