Dicas de combate e prevenção a incêndios

Os incêndios são um dos acidentes domésticos mais recorrentes. Independente da causa, quando ocorrem costumam destruir muita coisa, além, é claro, de serem extremamente perigosos para quem estiver no local. Por isso, resolvemos abordar esse tema no post de hoje, com dicas de prevenção a incêndios. Confira!
Não sobrecarregue as instalações elétricas, superaquecendo os fios e potencializando os riscos de iniciar um incêndio. Evite ligar muitos aparelhos na mesma corrente elétrica.

Confira se os extintores de incêndio encontram-se na validade e em boas condições de uso – ressaltando que há diferentes tipos, de acordo com o tipo de incêndio.

Não deixe tapetes e cortinas perto de fios elétricos. Caso ocorra um curto com os fios e haja materiais inflamáveis por perto, o incêndio se alastrará numa velocidade muito maior.

Se você gosta de velas, deve tomar muito cuidado. Elas podem ser um charme, porém propiciam grandes danos. Ao ascendê-las, certifique-se que estão bem longe de materiais que possam pegar fogo, além de apoiá-las em suportes específicos.

Caso você fume, preste atenção onde coloca as bitucas de cigarro, pois um cigarro mal apagado, em contado, por exemplo, com papéis, pode iniciar um grande incêndio.

Se for possível, armazene o botijão de gás do lado de fora da residência, pois, caso ocorra algum vazamento, a chance de começar um incêndio será reduzida.

Se você possui aquecedor, deixe materiais como plástico e papel a, pelo menos, um metro de distância.

Caso more num prédio, pesquise sobre a instalação de portas corta fogo em pontos estratégicos, conferindo, periodicamente, se elas estão em bom estado.

Esperamos que, com as informações que trouxemos na matéria de hoje, você consiga se prevenir de incêndios. Caso presencie algum incêndio, deve manter a calma, e, antes de qualquer coisa, ligar para os bombeiros (193). Tape o nariz com um pano úmido e tente sair do local o mais rápido possível. #FicaADica ☺

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *