Laudo, vistoria, perícia e relatório – você sabe o que significa cada um deles?

Você sabe qual a diferença entre o laudo, a vistoria, a perícia e o relatório?! Pois, pensando em te ajudar a esclarecer esse assunto, o trouxemos na matéria de hoje, para que não restem mais dúvidas. Continue lendo o post e esclareça essa questão, a seguir!

De forma resumida e simplificada, os conceitos são os seguintes:

  • Laudo é uma peça escrita, fundamentada, onde o profissional expõe as observações e estudos efetuados, com suas devidas conclusões.
  • Vistoria acontece quando é feita uma verificação do imóvel, em relação às suas dimensões, estabilidade, acabamentos, anomalias etc. Ela não informa as causas desses tópicos. Pode ser utilizada judicial ou extrajudicialmente, servindo como prova.
  • Perícia, por sua vez, é igual a vistoria, porém acrescida de uma investigação, na qual são determinadas as causas e origens dos possíveis problemas. Também pode ser utilizada judicial ou extrajudicialmente, como prova.
  • Relatório é quando se realiza um levantamento completo da edificação, incluindo imagens e descritivos das condições do imóvel. Pode ser feito com formato “antes/depois”, identificando mudanças e trabalhos feitos.

E então, agora ficou mais fácil entender o que é e para que serve cada um desses documentos?! Esperamos que sim, e que, dessa forma, os processos da sua empresa, e até da sua casa, fiquem facilitados, depois dessas explicações.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *