Skip to content
5 dicas para a vistoria de um imóvel para alugar

Quando se pretende alugar um imóvel, é preciso tomar alguns cuidados antes de colocá-lo a disposição. Uma das principais medidas é a vistoria, que deve ser feita para atestar as condições do imóvel em questão. Confira, no post de hoje, cinco dicas para a vistoria de um imóvel para alugar.

É importante lembrar que a vistoria deve fazer parte do contrato de locação, explicitando os detalhes importantes do imóvel que será alugado, incluindo defeitos e estado de conservação das coisas. Esse documento servirá como um laudo, sendo comparado, posteriormente, com a vistoria realizada após o fim do contrato.

Confira os principais itens a serem avaliados na hora de vistoria locatícia, a seguir:

Medidas do imóvel

É importante verificar, com precisão, as medidas fornecidas, checando cada cômodo, além de paredes, pisos, contrapisos e rodapés.

Infraestrutura

  • Parte elétrica: avalie as condições das tomadas e da fiação da residência;
  • Parte hidráulica: procure possíveis vazamentos, analisando bem a pintura do imóvel, verificando se há pontos de umidade. As válvulas dos sanitários também precisam ser verificadas, além de todas as torneiras e chuveiros.
  • Pisos e forros: verifique se a estrutura do forro está visivelmente normal, sem rachaduras ou furos. No piso, observe se não há ladrilhos soltos, buracos ou imperfeições graves.
  • Pintura e revestimentos: ateste se o imóvel foi pintado recentemente e se a pintura ainda está em boas condições. Em relação aos revestimentos, veja se não há azulejos faltando, rachaduras ou falta de rejunte entre eles.
  • Portas e janelas: veja se estão rangendo, verifique os trilhos, as fechaduras, a fixação dos parafusos, regulagem dos fechos, funcionamentos de roldanas e outros elementos de vedação.

Móveis e objetos

A vistoria deve abranger os armários, estantes, gabinetes, louças, eletrodomésticos e outros utensílios do imóvel, atestando o funcionamento e estado de conservação de cada item presente – incluindo as marcas dos itens no documento.

Detalhes

O laudo da vistoria deve documentar cada detalhe analisado, incluindo fotos. Cada mancha, rachadura, buraco ou diferença de padrão que for encontrada nos móveis, pisos, paredes, portas etc. devem ser relatados, em conjunto com as fotos.

Efeitos da natureza

Alguns estragos causados pela natureza (como o mofo e a umidade, que podem atingir a infraestrutura e os móveis) também devem ser levados em conta, sendo de responsabilidade do proprietário.

A vistoria ajuda a garantir que ambas as partes tenham seus direitos assegurados, com o inquilino recebendo um imóvel em boas condições, e devolvendo-o, da mesma maneira que o recebeu, ao proprietário. Tudo isso ajuda na melhor relação entre as partes e num contrato mais amigável.

Esperamos que, com as informações que trouxemos na matéria de hoje, tenha ficado mais fácil e precisa a realização da vistoria do imóvel antes de colocá-lo para alugar, evitando quaisquer problemas futuros entre o proprietário, o inquilino e o próprio corretor.

Fale com a gente!