Skip to content
A importância do monitoramento em condomínios

Monitorar o condomínio, garantindo sua segurança, sempre foi importante, não é verdade?! Porém, nos dias de hoje, com o aumento da violência, torna-se essencial tomar certas medidas, aumentando a tranquilidade dos moradores, com o auxílio, principalmente, da tecnologia. Confira!

O mercado de segurança eletrônica tem crescido muito, principalmente pelas razões mencionadas anteriormente. As pessoas, em geral, têm utilizado, cada vez mais, a tecnologia, e não seria diferente nos condomínios, principalmente a intenção sendo aumentar a segurança.

Dentre as opções mais populares e efetivas do monitoramento de condomínios, estão:

  • Câmeras de vigilância

As câmeras, que ficaram mais inteligentes e tecnológicas, podem ser espalhadas por todos os lugares do prédio, adequando-se a diferentes situações. É possível que elas filmem os ambientes 24 horas por dia, sendo monitoradas por pessoas/centrais, além de poderem ser automáticas, avisando ao proprietário, por exemplo, sobre algum movimento estranho que fora detectado. Os moradores também podem acompanhar as câmeras, com os sistemas atuais, em tempo real, através da internet.

  • Portarias eletrônicas

Cada vez mais utilizadas nos condomínios, as portarias eletrônicas automatizam todo o processo de entrada e saída de pessoas, encomendas e veículos. Ao invés de uma pessoa ficar responsável pela verificação visual da portaria (no caso, o porteiro), a tecnologia faz esse papel, tornando o serviço muito mais seguro, diminuindo as possibilidades de erros e situações de risco.

  • Biometria

Considerada uma das formas mais tranquilas e seguras de identificação, apesar de demandar certo investimento (produtos mais baratos podem apresentar problemas com a leitura das digitais), ela utiliza informações físicas da pessoa para garantir seu acesso ao prédio.

Na realidade, um sistema de segurança contempla diversos produtos e processos diferentes, e não apenas uma das alternativas mencionadas anteriormente (ou qualquer outra), sendo um conjunto que fará com que tudo funcione, efetivamente, com maior segurança.

De qualquer forma, é sempre importante, nesses casos, consultar um profissional de confiança ou uma empresa bem recomendada, para que seja feito um mapeamento da situação atual do condomínio e do que pode ser feito nele, lembrando-se de, sempre, optar por produtos e serviços de qualidade.

Esperamos que, com as informações que trouxemos, tenhamos esclarecido a importância de fazer um monitoramento efetivo no seu condomínio, garantindo a segurança de todos os moradores, funcionários e seus pertences. Qualquer dúvida, fale com a gente, que tentaremos ajudar!

Fale com a gente!