Fim de ano com segurança

O fim do ano chegou, trazendo consigo várias preocupações: férias, 13º salários, impostos, decoração de Natal e, claro, a segurança do condomínio, que deve ganhar atenção especial nessa época.

Os ladrões sabem que esse é um momento propício para ações em condomínios, devido, principalmente, ao maior fluxo de moradores entrando e saindo, maior número de visitantes e, também, de entregas. Funcionários, condôminos, síndicos e administradoras devem estar atentos, pois todo cuidado é pouco para evitar roubos e furtos!

Mas manter o seu condomínio seguro pode ser mais simples do que parece: além de um sistema de segurança eficiente, a colaboração e o respeito às regras são essenciais. Todos devem estar cientes e bem informados sobre os devidos cuidados. De nada adianta todo um planejamento sofisticado de segurança se os frequentadores do prédio não colaborarem. Por isso, medidas simples e preventivas são necessárias. Confira nossa listinha:

Para os síndicos:

  • Crie um clima de colaboração entre os condôminos, incentivando encontros e divulgando materiais de segurança;
  • As regras gerais de funcionamento do condomínio devem ser claras e sempre lembradas em comunicados e assembleias;
  • O sistema de segurança deve ser verificado e ter sua manutenção feita constantemente;
  • As regras para os funcionários, principalmente da portaria, devem ser explicadas e o seu entendimento deve ser verificado.

Para os condôminos:

  • Nos momentos de entrada e saída, procure observar o completo fechamento do portão antes de se afastar, para impedir entradas inesperadas, especialmente quando a porta ou o portão ficar fora das vistas da guarita;
  • Colabore com a administração do condomínio seguindo as normas e relatando prontamente qualquer irregularidade de constatar;
  • Ao fazer uma festa ou reunião, deixe uma lista com os nomes dos convidados na portaria;
  • Em vez de autorizar que o entregador vá até a sua porta, que tal buscar a sua entrega na portaria?
  • E não esqueça: a sua casa ou apartamento deve ter segurança própria, independente do condomínio. Verifique sempre o trancamento de portas e janelas, e, se for o caso, procure um bom sistema de alarme.

Com medidas simples, como estas, as festas de fim de ano serão mais tranquilas para todos. Curtiu? Deixa a sua opinião aqui nos comentários! 😉

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *