Você sabe o que é a Vistoria de Constatação?

,

Resolvemos abordar, na matéria de hoje, um tema que pode não ser tão conhecido: a Vistoria de Constatação. Você a conhece e sabe qual a sua finalidade?! Se quer entender melhor essa modalidade, descobrindo o porquê e quando é usada, continue lendo o post!

A vistoria é um serviço especializado de inspeção de imóveis (residenciais ou comerciais), garantindo a máxima agilidade e segurança nos contratos de locação. Por meio dela, é avaliado o estado de conservação do imóvel, através da análise de itens como, por exemplo, o piso, parede, teto e instalações elétrica e hidráulica.

De acordo com a Lei do Inquilinato 8245/91, o locador deve disponibilizar o imóvel de forma que atenda ao uso a que se destina, apresentando também, ao locatário, uma descrição minuciosa de todos os possíveis defeitos do imóvel. Essa é a responsabilidade do locador.

O locatário, por sua vez, tem o dever de devolver o imóvel, quando o desocupar, no estado que foi entregue pelo locador. Assim, a vistoria serve para amparar essas questões, averiguando tudo e minimizando os conflitos entre locadores e locatários, evitando, inclusive, litígios jurídicos.

Dentre as vistorias, existem três tipos:

  • A Vistoria Inicial, realizada antes da locação;
  • A Vistoria de Constatação, durante;
  • E a Vistoria de Saída, realizada ao final.

A Vistoria de Constatação é feita no período em que o locatário está ocupando o imóvel. Ela tem o objetivo de discriminar e constatar possíveis benfeitorias e obras executadas no local, justamente no período de vigência do contrato. Assim diferencia-se da Inicial e da de Saída.

É comum que as imobiliárias utilizem seus funcionários para realizar essas vistorias, porém, é extremamente importante que esse serviço seja feito por uma empresa e profissionais responsáveis, evitando erros e otimizando o tempo dos funcionários da própria imobiliária.

Ao ser realizada por uma empresa terceirizada e especializada no assunto, oferece-se maior credibilidade às partes interessadas (locador e locatário), além da garantia de qualidade dos laudos, que são feitos por uma equipe treinada e capacidade para sua elaboração.

Consequentemente, as administradoras utilizarão melhor o tempo de seus funcionários, que o aproveitam para realizar outras atividades quaisquer, além de ganhar maior qualidade no serviço, diminuindo os possíveis prejuízos decorrentes de mau uso dos imóveis.

E então, deu para entender o que, exatamente, é a Vistoria de Constatação, para que serve e a grande importância de ser feita por profissionais adequados, através de uma empresa terceirizada?! Esperamos que tenhamos conseguido transmitir todos esses pontos. Qualquer dúvida, é só nos perguntar!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *