Ideias para atrair mais moradores para a assembleia

Qual é o maior drama de todo síndico de condomínio? Se você acha que é a inadimplência dos condôminos, errou! O maior desafio de todo síndico é fazer os moradores comparecerem à assembleia de condomínio. Com tanto assunto de interesse de todos para ser votado, pouca gente dá o ar da graça nas reuniões e isso deixa o trabalho do síndico muito difícil.

Uma pesquisa feita pela empresa paulistana Lello, especializada em administração de condomínios, mostra que cerca de 70% dos moradores não comparecem à assembleia de condomínio. Essa é uma questão preocupante, já que todos os moradores devem ser responsáveis pelo condomínio. Algumas ações podem ajudar a mudar essa situação. A seguir, confira 5 ideias para atrair mais moradores para as assembleias de condomínio!

 

1. Aposte na tecnologia

É importante criar mecanismos para manter os moradores sempre informados sobre as novidades do condomínio. Uma boa forma de fazer isso é contar com a ajuda da tecnologia e dos meios de comunicação. Grupos nas redes sociais, WhatsApp e e-mails podem ajudar a alinhar todas as informações relacionadas ao residencial.

Uma portaria com defeito, uma mudança no sensor de presença e até a comunicação de suspensão momentânea do fornecimento de luz podem ser comunicadas por esses canais. Naturalmente, os avisos e lembretes das reuniões de condomínio também podem ser enviados facilmente por esses meios.

 

2. Proponha uma gestão participativa

Não basta ir às reuniões de condomínio, é preciso participar ativamente das discussões e se inteirar do dia a dia. Uma forma de estimular a participação dos moradores nas reuniões de condomínio é formar pequenas comissões de moradores para tratar de temas específicos. Uma comissão de segurança que poderá discutir a possibilidade de implementar uma portaria remota, por exemplo, uma comissão de sustentabilidade, que poderá decidir sobre coleta seletiva ou outras comissões de interesse dos condôminos.

 

3. Seja breve e pontual

Nada pior para quem chega pontualmente em uma reunião do que ter que ficar esperando os retardatários. As assembleias de condomínio devem ser pontuais e objetivas. Tenha uma pauta bem definida e estimule os presentes a serem sucintos nas suas apresentações. Se for necessário, cronometre as falas. Para as votações importantes, estimule um quórum mínimo e faça uma ata breve com as resoluções.

 

4. Ofereça atrativos

Muitas vezes, os síndicos têm dúvidas de como conduzir as reuniões da melhor forma, porque os moradores ficam impacientes. Uma alternativa interessante é oferecer alguns atrativos. Você pode propor um lanche simples ou convidar alguém para falar de um assunto do interesse de todos, como a rede de vizinhos protegidos ou a incidência de escorpiões na região, por exemplo. Sempre é possível adicionar alguns chamarizes às assembleias de condomínio.

 

5. Experimente fazer reuniões externas

Experimente fazer reuniões externas para trazer um pouco mais de leveza ao clima da reunião. Pode ser uma praça em frente ao condomínio ou até um parque ecológico do bairro. Às vezes, é preciso ousar e criar alternativas capazes de tirar as pessoas da rotina e também da zona de conforto.

Atrair mais moradores para a assembleia de condomínio é mesmo um grande desafio, mas que precisa ser vencido pelo síndico. É necessário experimentar e ver quais dessas ideias podem dar mais certo no seu condomínio.

 

Fonte: Condlink

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *