Skip to content
Portaria Virtual – Como escolher o fornecedor ideal

Uma portaria virtual utiliza a tecnologia disponível para o controle de entradas e saídas num edifício ou condomínio, automatizando todo o processo em condomínios e edifícios.

A contratação de uma empresa de monitoramento eletrônico, no entanto, exige projetos específicos, dependendo do tamanho do condomínio. Assim, por exemplo, em um condomínio de grande porte, com mais de uma portaria e entradas para garagem, o sistema deve oferecer melhor desempenho, havendo maior complexidade.

Para contratar uma empresa que forneça portaria virtual é necessário analisar os custos de instalação e de manutenção. De acordo com especialistas em segurança, trata-se de um sistema ideal para condomínios que tenham até pelo menos 40 unidades, mantendo apenas uma portaria.

Acima dessa quantidade, o sistema pode não oferecer bom desempenho, além do que o custo pode se tornar inviável, quando comparado a uma portaria normal, com atendimento pessoal.

Portaria virtual para condomínios e o seu custo

Quando o condomínio possui poucas unidades, o custo com folha de pagamento e contribuições trabalhistas se torna mais pesado para o rateio entre os morados e, portanto, a portaria virtual oferece maior economia.

Como a taxa de condomínio é rateada, o menor número de moradores terá um maior custo para manutenção da portaria, situação que não ocorre em condomínios maiores, quando o rateio é feito por um grande número de famílias.

Existem no mercado sistemas que conseguem atender condomínios de maior porte, onde são instalados equipamentos mais sofisticados. Contudo, nesses casos, a economia na taxa de condomínio também costuma ser menor.

Nesse caso, porém, são necessários maiores cuidados, com o desenvolvimento de um projeto de segurança mais cuidadoso, principalmente quando há mais de uma portaria e entradas para estacionamentos ou garagens.

Além disso, também é importante que todos os moradores estejam familiarizados com o sistema, cumprindo com todas as responsabilidades, o que torna mais difícil um controle adequado.

Para a instalação da portaria virtual há a necessidade de comprometimento por parte de todos para cumprir com os procedimentos de segurança, possibilitando que haja um ganho real tanto para a segurança quanto para a economia dos condôminos.

Cuidados na contratação da portaria virtual

É importante que, ao fazer os orçamentos para contratação da portaria virtual, o síndico e os moradores devem fazer as necessárias comparações entre os equipamentos fornecidos, escolhendo a empresa que ofereça o que melhor possa atender o condomínio.

Além disso, também é necessário conversar com outros condomínios atendidos pelo mesmo fornecedor, verificando como está sendo o atendimento e se os equipamentos instalados atendem às necessidades do ambiente, bem como visitar as instalações da empresa e conhecer melhor sua metodologia de trabalho.

Como funciona a portaria virtual

Com a tecnologia oferecida atualmente e com a utilização de internet banda larga, um sistema de portaria virtual pode contar com toda a infraestrutura e condições técnicas para oferecer total segurança a condomínios e edifícios.

Os novos sistemas de monitoramento podem oferecer maior eficiência, apresentando menos vulnerabilidades, podendo ser utilizado por condomínios residenciais, comerciais e edifícios.

O sistema de portaria virtual exige a instalação de alguns equipamentos básicos e a empresa fornecedora deve apresentar um projeto com todas as especificações necessárias para o condomínio interessado, como, entre outros:

  • Um sistema de biometria adequado, para controle de entrada e saída de moradores. O sistema pode utilizar a biometria para acionar os portões, ou, em condomínios menores, pode-se aplicar o QR Code ou sistemas de cartões;
  • Um sistema de abertura e fechamento de portões por controle remoto, permitindo que o operador possa abrir ou fechar os portões da garagem à distância, ou com a utilização de controles por todos os moradores;
  • Um sistema de telefonia via internet para manter a comunicação entre a empresa e o condomínio, utilizando métodos alternativos no caso de falta de conexão;
  • Câmeras de monitoramento que transmitam imagem e som pela internet, possibilitando a comunicação entre a central e moradores ou visitantes;
  • Um sistema nobreak para manter o funcionamento dos equipamentos e dos portões no caso de queda de energia;
  • Uma cerca elétrica em todo o perímetro do condomínio para garantir a segurança em toda a área;
  • Sistema de botão de pânico que, havendo a biometria, pode ser usado por todos os moradores em caso de emergência.

Uma empresa de portaria virtual, oferecendo os equipamentos adequados para manter a segurança do condomínio, deve, além disso, oferecer um projeto detalhado para cada condomínio, com especificações próprias para cada área, individualizando pequenos detalhes que tornem o sistema mais seguro.

Fonte: Portal oHub

Fale com a gente!