Skip to content
A importância do treinamento e capacitação de funcionários das empresas

O treinamento e a capacitação de funcionários é um dos alicerces nas empresas. Apesar disso, nem sempre recebe a devida atenção que necessita. E esse é o assunto do nosso post de hoje.

O treinamento nas organizações serve para aliar gestores e colaboradores aos procedimentos da empresa, ao mesmo tempo em que desenvolve suas habilidades. Por isso, a prática deve ser considerada um momento de investimento, e não um curso ou perda de tempo. É durante esse tempo que os funcionários poderão compreender os valores, a filosofia e as políticas da empresa. Essas informações são essenciais para o desenvolvimento das tarefas e serviços, para que tudo seja feito de acordo com as diretrizes da empresa.

Para os colaboradores, as vantagens também são enormes. O seu desenvolvimento pessoal acompanha a motivação e a disposição, imprescindíveis para o seu sucesso e o das funções que desenvolve. E é sempre bom frisar que o treinamento não deve depender do currículo dos profissionais, uma vez que até mesmo os mais gabaritados precisam passar por uma capacitação direcionada pela própria empresa. Os gestores também devem participar ativamente do treinamento, para multiplicar e divulgar seus conhecimentos em busca de um bem comum.

A troca de informações entre gestores e colaboradores é essencial para o bom funcionamento de uma organização. Entre os principais assuntos que devem ser abordados, temos, entre outros:

  • Tendências do mercado
  • Inovações disponíveis
  • Produtos e serviços da própria empresa e de parceiros
  • Cursos e eventos voltados para o mercado

Assim, os profissionais estarão mais preparados de como ajudar ao máximo seus clientes, atendendo suas demandas da melhor forma.

Nosso diretor, Luiz Filipe, esclareceu, em vídeo, diversos pontos importantes sobre o assunto. Confira: https://bit.ly/2JMYL2P

É importante ressaltar, também, que tudo isso não é de uma hora para a outra. A preparação e a capacitação devem ser constantes, valorizando sempre o profissional e o incentivando a dar o seu melhor em suas tarefas diárias. Devemos lembrar sempre que o sucesso de qualquer organização está intimamente ligado ao desenvolvimento de seus funcionários.

 

Fale com a gente!