Skip to content
Dicas de como aproveitar as férias em segurança

O período de férias é sinônimo de diversão para a criançada. Com a época chegando, os pequenos e as pequenas tendem a passar mais tempo em casa ou viajando com os pais ou os responsáveis. No entanto, para evitar acidentes, é necessário que a atenção seja redobrada. Usar equipamentos de segurança em automóveis e colocar telas de proteção em janelas são medidas preventivas necessárias.

Segundo pesquisa realizada pela Organização Não Governamental (ONG) Criança Segura Kids Brasil, cerca de 90% dos acidentes ou lesões com crianças podem ser evitadas. “O principal cuidado é a supervisão. Crianças são muito criativas e curiosas, por isso a atenção constante enquanto estão brincando é muito importante”, alerta Gabriela Guida, coordenadora nacional da entidade.

Segundo a profissional, é necessário que os pais ou os responsáveis tenham conhecimento dos riscos para poder tomar certos cuidados. “O principal erro é a falta de conhecimento sobre os acidentes e como eles acontecem. Para preveni-los, é importante buscar informação, pois eles são evitados com medidas simples de prevenção”, destaca.

Para que crianças curtam as férias com segurança, as Revistas O POVO listaram algumas dicas de proteção baseada nos alertas mencionados por Gabriela. Confira que medidas pais e responsáveis devem tomar.

Em casa
1- Guardar os recipientes de limpeza longe do alcance das crianças é extremamente importante.
2- Certificar-se de que os brinquedos estão em boas condições e que não apresentam risco de machucar as crianças.
3- Colocar em locais molhados, como banheiro, tapetes antiderrapantes é uma maneira simples de evitar acidentes.
4- Se a criança tiver acesso à cozinha, é importante certificar-se de que o fogão e as panelas estão fora do seu alcance.
5- Tomar cuidado com os sacos plástico, pois eles podem oferecer risco de morte de sufocação.

Em viagens
1- Consultar um pediatra para verificar a saúde da criança antes da viagem é extremamente necessário.
2- Ter sempre em mãos o cartão de vacina.
3- Não se esquecer de levar uma bolsinha com medicamentos que a criança costuma tomar.
4- Se for viajar de carro, usar sempre dispositivos de retenção veicular (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação) e verifique se a criança atende aos limites de peso e tamanho que o dispositivo indica.
5- Se for para algum hotel ou casa de familiar, é importante verificar as condições de segurança do local.

 

Fonte: Revista O Povo

Fale com a gente!