Skip to content
Por que fazer uma previdência privada?

Todos buscam uma forma de garantir um futuro um pouco mais tranquilo e confortável, especialmente quando falamos dos aspectos financeiros. Nesse caso, muitas pessoas buscam a Previdência Privada como uma forma de ter uma menor dependência do Governo Federal.

Mas algumas dúvidas podem surgir no meio do caminho. O que é a Previdência Privada? Quais as suas diferenças para a Previdência Social?

Nós respondemos essas e mais algumas perguntas aqui abaixo. Confira!

 

O que é a Previdência Privada?

Ela é uma espécie de aposentadoria, mas não relacionada às contribuições realizadas junto ao INSS. A sua fiscalização é feita pela Superintendência de Seguros Privados, a SUSEP, um órgão do Governo Federal. Ela pode ser considerada complementar à previdência pública.

 

Qual a diferença em relação à Previdência Social?

Nos planos de previdência privada, o indivíduo poderá escolher o valor da contribuição e de quanto em quanto tempo ela será feita. Além disso, o valor investido pode ser resgatado pelo contribuinte, caso ela desista do plano no meio do caminho.

Ao escolher o melhor plano, é essencial que se esteja atento às formas de cobranças de impostos, que são a tabela regressiva e a tabela progressiva. Em geral, a tabela regressiva favorece quem pretende resgatar todo o dinheiro de uma só vez, enquanto a progressiva é mais vantajosa para quem quer receber a quantia em parcelas mensais. O regime tributário usado deve constar no contrato e ser informado antes da assinatura do documento pela entidade que oferece o plano.

 

Quais são os tipos de Previdência Privada que existem?

O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é recomendado a pessoas com renda mais alta, uma vez que o valor pago ao plano pode ser abatido no Imposto de Renda (desde que esse valor represente até 12% de sua renda bruta anual). O diferimento de impostos em curto prazo também é uma grande vantagem para o investidor.

O Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) é uma forma de investimento que não pode ser abatida para os contribuintes que declaram o Imposto de Renda no modelo simplificado, para profissionais autônomos que não têm recolhimento na fonte ou para quem quer aplicar um percentual maior do que 12% da renda anual na previdência. Porém, quando o dinheiro é sacado, o imposto cobrado é referente ao que o dinheiro investido rendeu.

Em ambos os planos, é possível escolher se a renda será recebida por um período de tempo ou se será vitalícia, além de determinar se os filhos e o cônjuge poderão continuar recebendo em caso de falecimento.

 

Quais são os requisitos para iniciar um plano de Previdência Privada?

Qualquer um pode iniciar um plano, sem idade mínima ou necessidade de comprovação de renda. Até mesmo os pais podem iniciar uma previdência bem cedo para os filhos.

 

Fale com a gente!