Skip to content
Saiba como proteger sua casa de chuvas e temporais

Em questão de poucos minutos, o dia se transforma em noite: o céu ensolarado dá lugar a nuvens escuras e extremamente carregadas. Para algumas pessoas, o prenúncio de que chuvas e temporais estão a caminho é um motivo para ficar alerta.

Tamanha preocupação se justifica: os estragos provocados podem ser devastadores, especialmente para quem vive em regiões de risco. Mesmo que este não seja o seu caso, a adoção de algumas medidas preventivas é sempre prudente.

Afinal de contas, é compreensível que as pessoas queiram proteger sua casa da fúria da natureza. Neste post, listamos alguns cuidados essenciais para assegurar a integridade de sua família e de seu patrimônio.

Feche todas as janelas

Embora existam serviços especializados, vale lembrar que nem sempre a previsão do tempo é infalível. Ainda que os meteorologistas tenham alertado para a ocorrência de chuvas, a água pode cair com mais intensidade do que o esperado.

Especialmente no verão, é comum que o volume estimado para um mês inteiro seja registrado em poucos dias, ou mesmo em algumas horas. Na estação mais quente do ano, chuvas e temporais costumam ser frequentes.

Assim, a primeira orientação é fechar as janelas, tão logo o tempo comece a escurecer. Sempre que não houver ninguém na residência, faça isso antes de sair: em caso de uma viagem prolongada, tome também outros cuidados. Afinal de contas, bastam alguns minutos de água caindo para provocar um estrago.

Na melhor das hipóteses, a sua distração vai lhe render “apenas” o trabalho de secar o chão. Num cenário mais catastrófico, porém, objetos que estão próximos à janela podem ser inutilizados pela infiltração da água. A umidade também é prejudicial para pisos de madeira e carpetes.

Desconecte aparelhos da tomada

Outra dica bastante útil dentro de casa é desconectar aparelhos eletrônicos da tomada. Essa é uma providência necessária para evitar que eles sejam queimados pela sobrecarga de energia.

E as estatísticas mostram que há fundamento para se preocupar. Levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), mantido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), aponta que o Brasil é líder mundial na incidência de raios por ano.

Mais comuns na primavera e no verão, o país atinge a impressionante marca de 50 milhões de descargas elétricas neste intervalo de tempo. Para efeito de comparação, o impacto provocado por um relâmpago é mil vezes mais potente do que a corrente elétrica que passa pelo fio de um chuveiro.

Para casos de apagões, tenha em mãos sempre uma lanterna ou então geradores de pequeno porte. Embora relativamente comum nesta situação, o uso de velas para iluminar o ambiente não é recomendável, tendo em vista o risco de acidentes por descuido no manuseio.

Limpe calhas e ralos

Visando evitar dores de cabeças provocadas por chuvas e temporais, providencie também a limpeza de calhas e ralos, para permitir o escoamento da água. O acúmulo de galhos e folhas provoca o entupimento, ampliando as chances de ocorrer um transbordamento.

Quanto aos pisos, são dois os cuidados básicos: recomenda-se a opção por modelos antiderrapantes para amenizar o risco de acidentes por conta do chão molhado, especialmente quando há idosos ou pessoas com mobilidade reduzida. Do mesmo modo, o ideal é que o caimento favoreça o fluxo do líquido até os ralos.

Invista em manutenção periódica

Outro ponto importante é investir em uma manutenção periódica. Assim, será possível verificar continuamente o estado da fiação elétrica — essa medida afasta o risco de um curto-circuito — bem como a existência de umidade e infiltrações nas paredes.

Também como medida preventiva, confira a conservação dos telhados, estrutura da casa que mais costuma ser atingida com os temporais. Com o auxílio de uma escada, verifique se as telhas estão intactas e bem encaixadas. Constatada alguma falha, providencie a substituição imediata das peças com defeito.

Caso contrário, podem surgir os conhecidos pontos de goteiras. Outra solução para esta área é a aplicação de produtos impermeabilizantes ou a substituição de telhas de cerâmica pelas de cimento, reconhecidas por sua durabilidade.

Na lista de itens que devem ser periodicamente revisados também estão os vidros. Com a força dos ventos, é possível que eles se quebrem, gerando estilhaços por toda a proximidade, o que pode se transformar em um grave acidente caso haja alguém por perto.

Fonte: Meu Porto Seguro

Fale com a gente!