Skip to content
Por que os fiadores podem estar em xeque como garantia locatícia?

A notícia de que a garantia mais usada na locação de imóveis no Brasil pode estar com os dias contados pode assusta, não é mesmo? Nestes momentos, o que vem à cabeça é: “e agora, como vou poder alugar meu tão sonhado imóvel?”

O Supremo Tribunal Federal decidiu, ao julgar um caso em São Paulo, que a casa do fiador não poderia ser penhorada para pagar a dívida do inquilino, já que era seu único imóvel. Isso aconteceu pois os ministros entenderam que todo cidadão deve ter seu direito à moradia garantido. Essa decisão trouxe dúvidas ao mercado, já que, mesmo sendo um caso isolado, pode abrir uma brecha para que outros casos sejam julgados da mesma forma.

O que isso significa?

Neste cenário, os fiadores podem deixar de ser a garantia mais utilizada por aqui, por ser considerada uma opção vulnerável. É importante frisar que, atualmente, o uso de fiadores como garantia locatícia corresponde a cerca de 60% dos contratos no Brasil. Para o mercado, em geral, decisões como esta podem deixar a figura do fiador cada vez mais frágil e, consequentemente, abrir ainda mais as portas para outros tipos de seguros.

Quais as mudanças que podem ocorrer?

Outros tipos de garantia vêm ganhando ainda mais força, como o seguro fiança e o título de capitalização.

Em alguns casos, os proprietários aceitam até mesmo reduzir o valor do aluguel ou dividir o valor do seguro fiança, para que não pese no bolso de nenhuma das partes. Para o proprietário, não é tão interessante que chegue ao ponto da ordem de despejo, uma vez que, apesar de poder ser pedida a partir de um mês de atraso no pagamento, geralmente, se espera até uns seis meses, por causa dos custos para entrar na Justiça.

O fiador pode ser uma forma de garantia menos onerosa, mas, em casos como esse, perigosa. Por isso, é indicado que se pesquise bastante qual a melhor forma de garantia locatícia para o seu caso.

A O2 Seguros oferece diversos tipos de garantias, que podem facilitar a rotina de quem está buscando um imóvel para alugar. Entre em contato conosco que teremos um grande prazer de analisar a situação e mostrar o mais indicado para cada caso.

Acesse nosso site: https://www.o2seguros.com.br/

Fale com a gente!