Skip to content
Conheça 5 cuidados com o carro que você precisa ter diariamente

Você já ouviu falar de manutenção preventiva? Muitas pessoas pensam que os cuidados com o carro começam quando há problemas, mas, na verdade, prevenir é melhor que remediar. E não pense que esse tipo de manutenção deve ser feito apenas na oficina mecânica. Para conservar o seu veículo sempre novinho, você pode começar a cuidar dele na garagem de casa.

A manutenção preventiva envolve inúmeras atitudes que você pode e deve adotar no dia a dia, antes mesmo de dar a partida. Hoje, vamos mostrar quais são os principais cuidados diários que você precisa ter com o seu carro. Vamos lá?

1) Calibre os pneus

Utilizar a calibragem correta dos pneus do seu carro é muito importante para uma série de fatores. E um deles é o seu bolso. Pneus muito vazios ou cheios em excesso se desgastam de forma irregular, diminuindo a vida útil do componente e, como se não bastasse, forçando a suspensão e os amortecedores.

Portanto, observe qual é a recomendação do fabricante para o seu carro. Essa informação pode ser encontrada no manual do proprietário ou em adesivos afixados nos batentes da porta e na abertura do tanque de gasolina.

Não é necessário calibrar todos os dias (geralmente, uma vez por semana é um bom prazo), mas é recomendável verificar as quatro rodas antes de sair, para que você veja se não há algum furo ou outro sinal de problema, como bolhas ou pneus vazios demais.

2) Verifique o nível da água e dos lubrificantes

Em geral, os sistemas de óleo e arrefecimento devem manter o nível dos líquidos até o momento da troca. Entretanto, a verificação periódica é necessária, pois pode haver vazamentos. No caso da lubrificação, o consumo alto pode indicar problemas mais graves no motor, que podem se tornar ainda piores caso você demore para acionar o mecânico.

Quanto ao sistema de arrefecimento, se for necessário completá-lo utilize o mesmo tipo de aditivo que já está no reservatório.

3) Fique atento a barulhos

Ouvir música no carro é uma delícia, mas, ao sair pela primeira vez no dia, tente rodar alguns quilômetros com o som desligado. Essa é a hora de procurar sinais de que algo pode não estar em ordem. Chiados no freio, batidas na suspensão ou ruídos no motor são a indicação de que o mecânico precisa ser acionado. Se a situação se prolongar, o defeito pode se tornar ainda mais grave, sendo que o conserto sairá mais caro.

4) Mantenha o carro limpo

Além da questão estética, a limpeza do carro é importante para mantê-lo sempre conservado. No dia a dia das ruas, a pintura pode receber detritos capazes de manchá-la irreversivelmente, o que fará com que você precise investir um bom dinheiro no futuro.

Também é importante ficar atento à limpeza do ar-condicionado, que deve ser feita por profissionais ao menos uma vez por ano.

5) Observe o consumo

Se o consumo de combustível estiver muito alto, é sinal de que algo não vai bem no motor. O carro pode estar fazendo mais esforço do que o normal para ganhar velocidade e, com isso, o desgaste de componentes importantes pode trazer sérios problemas no futuro. Faça uma tabela e acompanhe diariamente a quantidade de combustível gasto.

Fonte: Locamérica

Fale com a gente!