Skip to content
Veja 5 cuidados que você deve ter com casa de veraneio

Durante as férias escolares, imóveis na praia ou no interior ficam cheios de vida. Porém, dependendo do período que passam desocupados, podem adquirir um aspecto de abandono — sujeitando-se ao aparecimento de pragas, mofo e, pior ainda, à ação de vândalos e ladrões. Por isso, quem tem uma casa de veraneio precisa tomar alguns cuidados para mantê-la a salvo de problemas.

Neste post, conheça 5 dicas essenciais para proteger o refúgio da família entre as temporadas de descanso. Com elas, a tranquilidade das próximas férias é garantida!

1. Reforce a estrutura do imóvel e faça com que pareça de difícil acesso

Não basta trancar portas e janelas. Os dispositivos de fechamento têm de ser eficientes para desestimularem a ação de possíveis oportunistas — os quais, geralmente, optam por entrar em residências que requerem menos esforço.

Para proteger sua casa, faça com que se pareça de difícil acesso. Vale a pena instalar uma cerca tradicional (prefira a concertina dupla clipada em vez do arame farpado). Arbustos espinhosos também ajudam a completar a barreira.

Além disso, invista em boas fechaduras e, se possível, coloque grades de ferro nas portas de entrada (maciças, com guarnições reforçadas e dobradiças que impedem a remoção dos pinos) e janelas.

2. Cheque o funcionamento dos sistemas de segurança

Caso o imóvel tenha algum sistema de segurança, como alarmes monitorados, é preciso testá-lo antes de ir embora. Por isso, agende a manutenção preventiva dos equipamentos com a empresa que realiza o monitoramento do seu imóvel.

Ao mesmo tempo, para evitar que ventos fortes provoquem falsos disparos, mantenha as portas internas trancadas e as plantas podadas. No caso de árvores nas calçadas, solicite a poda para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O funcionamento de lâmpadas com sensores de presença, dispostas em locais estratégicos, como nos muros e fachadas do imóvel, também precisa ser conferido.

3. Recolha objetos do quintal e evite a exposição das áreas internas

Mesmo que o mobiliário do jardim ou da área da piscina seja próprio para o uso ao ar livre, mantê-los protegidos de um temporal, por exemplo, ajuda a prolongar sua vida útil.

Também é importante guardar escadas e ferramentas em um local trancado, para que não facilitem tentativas de arrombamento. Peça para os vizinhos mais próximos tomarem o mesmo cuidado em seus quintais.

Por fim, evite que eletrodomésticos visados (televisores, micro-ondas, entre outros) possam ser vistos através das janelas, mantendo as cortinas fechadas.

4. Faça um seguro residencial específico para a casa de veraneio

Ainda que você tome todas as medidas de segurança sugeridas, inconvenientes acontecem. Para evitar surpresas desagradáveis e ter o merecido descanso quando retornar para as próximas férias, faça um seguro residencial para a casa de veraneio.

Além de ter um baixo custo e ampla proteção, a cobertura garante o ressarcimento, de acordo com a apólice contratada, para que possíveis danos (aparelhos queimados, vidros quebrados, furtos, entre outros) possam ser reparados o mais rápido possível.

Isso sem falar na conveniência dos serviços emergenciais 24h, como chaveiro, encanador e eletricista — essenciais na hora de resolver imprevistos.

5. Troque contatos com vizinhos e contrate um caseiro

Se algum vizinho residir permanentemente na região, é importante trocar contatos para que, caso ocorra algum problema, vocês possam se comunicar imediatamente.

Contratar um caseiro de confiança para cuidar da manutenção básica, como limpar a piscina e recolher folhas do quintal, também é importante. O colaborador pode ir ao imóvel uma ou duas vezes por semana, apenas para evitar o aspecto de abandono.

Com esses cuidados, a casa de veraneio pode ser deixada fechada por meses sem o risco de se deteriorar. Assim, antes de partir e voltar à rotina de trabalho, é importante tomar essas providências. Além de evitar prejuízos e dores de cabeça nas próximas férias, garantir que a manutenção do imóvel esteja em dia colabora para a valorização do patrimônio ao longo do tempo.

Fonte: Meu Porto Seguro

Fale com a gente!