Skip to content
Entenda a importância de contratar um seguro ao comprar um carro

A compra de um automóvel é um momento especial. Simboliza uma conquista financeira e independência para ir e vir. Mas, para não correr o risco dessa boa sensação desaparecer em um instante, é muito importante contratar um seguro tão logo a aquisição do veículo for concretizada.

No momento em que ele deixa a concessionária, o carro é exposto a inúmeros riscos, como roubos, acidentes e falhas mecânicas. Além de tomar cuidados para se proteger de tudo isso, o proprietário pode contratar um seguro para não ficar no prejuízo no caso de uma eventualidade.

Neste artigo, vamos explicar melhor porque vale a pena contratar um seguro para um automóvel o mais cedo possível. Confira!

Porque contratar um seguro auto?

O carro é um bem material diferente de boa parte dos outros. É um investimento caro e significativo para o orçamento de quase todo mundo. Pouca gente adquire um veículo com folga no orçamento para comprar outro nos próximos meses.

Só que, embora caro, o carro definitivamente não é algo que vai ficar guardado em casa. Ele estará nas ruas todos os dias, exposto a acidentes de trânsito e roubos. Mesmo uma pessoa cautelosa pode dar o azar de ser atingido pelo veículo de outra pessoa.

É dever do motorista evitar acidentes, principalmente porque além do dano financeiro, batidas podem colocar a vida e saúde dos envolvidos em risco.

Só que existem eventos que não podem ser evitados ou simplesmente acontecem por outras razões. E o seguro auto existe para que o proprietário não precise assumir o prejuízo financeiro quando isso ocorrer.

Utilizando um seguro auto

O objetivo de quem vai contratar um seguro auto é não precisar acioná-lo jamais. O ideal, tanto para quem contrata quanto para as seguradoras é que as coberturas nunca precisem ser utilizadas, afinal, ninguém quer se envolver em um evento tão indesejado como uma batida ou um roubo de um carro.

Mas, se isso acontecer, o seguro vai garantir que não exista perda financeira para o segurado. Na maior parte das vezes, quem perde o carro nessas ocasiões não tem condições imediatas para repô-lo. Se estiver segurado, você receberá um veículo novo ou um valor em dinheiro que permita a aquisição de algo equivalente.

Quando contratar um seguro automotivo?

Não espere muito para contratar o seguro automotivo. Na verdade, o ideal é que você já pesquise com antecedência sobre as seguradoras para não perder tempo depois.

A partir do momento que você fechar a compra, já pode fazer a contratação do seguro. No caso de veículos seminovos, por exemplo, você tem toda a liberdade para escolher a seguradora da sua preferência e contratar o serviço mesmo com o carro ainda na loja. Contratar um seguro rapidamente minimiza os riscos de acontecer algum imprevisto antes da cobertura estar em vigor.

Mais benefícios do seguro auto

Quando a batida não danifica o carro ao ponto de perda total, o seguro também cobre o valor do conserto, bastando ao segurado pagar a chamada franquia, que é uma taxa que normalmente é inferior à boa parte dos orçamentos de reparo de automóvel.

E além dessas vantagens mínimas oferecidas por qualquer seguro, existem alguns deles que oferecem mais benefícios para quem contrata, como colocar um carro à disposição do segurado enquanto o seu está na oficina, por exemplo.

Em alguns casos, o seguro também oferece assistências adicionais, como reboque 24h no caso de panes mecânicas, troca de pneus e até descontos em manutenções.

Para a seguradora isso é uma boa estratégia, pois um carro bem cuidado sempre significa um risco menor. E para os segurados, essas vantagens extras ajudam a economizar com a manutenção.

Fonte: Unidas Seminovos

Fale com a gente!