Skip to content
A importância da Inspeção Predial

Resolvemos falar, na matéria de hoje, sobre a importância dos diversos aspectos relativos à Inspeção Predial que, infelizmente, não são, às vezes, tão valorizados quanto deveriam. Continue lendo, a seguir, e entenda o porquê, afinal, de ela ser essencial para qualquer condomínio.

É de extrema relevância zelar pelo correto funcionamento do condomínio durante o decorrer de todo o ano, dividindo as tarefas que precisam ser feitas, de acordo com a melhor época para cada execução. Mesmo não sendo tão difundida no Brasil, a Inspeção Predial é algo necessário a qualquer edifício.

As construções, com o passar do tempo, tendem a se deteriorar, o que é normal. Independente do tipo e porte do imóvel, realizar a Inspeção Predial, além de, em muitos lugares, ser exigida por lei, é uma atitude que garantirá que tudo aconteça como deve, através da prevenção.

De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), um prédio com até 15 anos de existência tem que fazer uma inspeção, com um engenheiro especializado, a cada três anos. Para edificações de 15 a 30 anos, a inspeção precisa ser feita a cada dois anos. Já para os com mais de 30 anos, deve ser feita anualmente.

Devem ser observados, na inspeção, aspectos da construção relacionados à infiltração, corrosão, defeitos de impermeabilização, entre outros. Precisam ser procurados quaisquer defeitos nas áreas do condomínio, evitando problemas e complicações futuras mais graves.

Por tudo isso, é tão importante que as inspeções sejam feitas periodicamente e por profissionais qualificados e de confiança. Além disso, síndicos e zeladores do prédio também precisam, uma vez a cada dois meses, por exemplo, “dar uma geral”, verificando se tudo está transcorrendo normalmente no edifício.

Entre os principais aspectos e áreas que merecem maior atenção em inspeções anuais, estão:

  • Elevadores;
  • Equipamentos contra incêndios;
  • Equipamentos de segurança;
  • Instalações elétricas, hidráulicas e de gás;
  • Vazamentos nas áreas comuns;
  • Piscinas saunas e playgrounds;
  • Jardins;
  • Fachadas;
  • Terraço.

Também deve ser verificada, na parte burocrática, toda a documentação referente à comprovação da realização de serviços obrigatórios e certificações técnicas do condomínio. Então, procure um engenheiro, arquiteto, ou empresa legalmente habilitada, para que o serviço completo seja realizado.

Dessa forma, você garante a segurança dos moradores e funcionários do seu condomínio, além de ficar legalmente respaldado quanto às suas obrigações para com ele. Se você não é síndico, fale sobre esse assunto com o do seu prédio, e compartilhe com seus vizinhos esse post realmente relevante.

Fale com a gente!